O Itaú Unibanco (ITUB4) anunciou na última sexta-feira (22) o Inteligência Itaú, sua nova plataforma baseada em inteligência artificial generativa.
Segundo o banco, a iniciativa promete trazer mais simplicidade, personalização e fluidez para as interações bancárias. O objetivo também é consolidar o banco como uma referência no uso de tecnologia no setor financeiro.
Entre as novidades, o banco anunciou o Pix no WhatsApp, que permite aos clientes realizarem transferências diretamente pelo aplicativo de mensagens, sem a necessidade de abrir o Superapp do banco.
A funcionalidade, alimentada por inteligência artificial generativa, possibilita transações rápidas e seguras, interpretando mensagens de texto e áudio.
Inicialmente, o recurso suporta transferências de até R$ 200 por dia e, em breve, será capaz de interpretar imagens enviadas pelos usuários.
Outra novidade é a integração da Inteligência Itaú ao programa Minhas Vantagens, que ajuda os clientes a explorar benefícios e condições personalizadas de acordo com seu perfil.
Com poucos cliques no Superapp, os usuários podem descobrir vantagens não utilizadas, entender como alcançar novos níveis no programa de recompensas e otimizar seu relacionamento com o banco.
Personalização e segurança
De acordo com o banco, a Inteligência Itaú vai além das interações transacionais e busca se tornar um aliado na gestão financeira dos clientes.
Com funcionalidades preditivas, a tecnologia será capaz de antecipar lembretes e oferecer soluções práticas baseadas nos hábitos e compromissos financeiros dos usuários.
Além disso, todas as interações são projetadas com mecanismos robustos de segurança, garantindo o uso responsável dos dados.
“Estamos comprometidos em oferecer soluções que realmente simplifiquem a vida dos nossos clientes e atendam às suas necessidades de forma responsável. Este é o resultado de anos de pesquisa e desenvolvimento em IA generativa, com foco na mitigação de vieses e na criação de uma experiência contextual e segura”, afirma Ricardo Guerra, CIO do Itaú Unibanco.
Futuro da inteligência artificial no Itaú
O banco já conta com uma longa trajetória no uso de inteligência artificial, com mais de mil modelos aplicados em áreas como crédito e atendimento ao cliente, de acordo com informações do Itaú.
A equipe de tecnologia do banco inclui mais de 430 cientistas de dados e 60 engenheiros de machine learning, que trabalham continuamente para desenvolver soluções inovadoras.
“Estamos apenas arranhando a superfície do que podemos oferecer aos nossos clientes. Muitas outras novidades virão, sempre com o objetivo de transformar a relação das pessoas com suas finanças”, complementa Guerra.
A aposta do Itaú na inteligência artificial reflete seu compromisso em facilitar o dia a dia de seus clientes e tornar a gestão financeira mais simples e eficiente, alinhada às demandas de um mundo cada vez mais digital, segundo o banco.
Deixe o Seu Comentário